Aviso: Ao ler este post vai fazer você querer tomar matcha!
O Matcha um tipo específico de chá verde em pó de alta qualidade, sendo sua produção um processo cuidadoso e detalhado, feito a partir do chá verde tipo tencha, proveniente de folhas selecionadas da planta Camellia Sinensis (L.) Kuntze.
Vem ganhando grande popularidade mundial nos últimos anos, com sua cor vibrante, um verde intenso hipnotizante. Se destacando não só pelo sabor umami, mas pela sua versatilidade e benefícios do matcha para a saúde. Além de ser rico em antioxidantes, aminoácidos e nutrientes, energiza o corpo enquanto concentra a mente, com efeito combinado da cafeína + L-teanina (aminoácido).
Como consumir o Matcha?
Seu uso é muito versátil, pode ser consumido tanto puro, batido com o batedor de bambu, como em cerimonias tradicionais, quanto em variadas formas, em bebidas, quentes ou geladas, ou em pratos culinários, doces ou salgados.
Quais as diferenças dos tipos de matcha?
A diferença entre os graus de Matcha é bastante interessante, especialmente sobre qualidade, os quais são:
Cerimonial é o mais fino e suave, ideal para se beber puro, tradicionalmente batido com bambu.
Barista é feito para resistir bem ao preparo de bebidas, como lattes, por exemplo.
Culinário é mais acessível e indicado para uso em receitas, como bolos e sobremesas, pois tem um sabor um pouco mais robusto e pode ser misturado de forma mais equilibrada com outros ingredientes.
Na Holom, a qualidade de cada grau foi cuidadosamente selecionada, além do sabor e da qualidade de ser orgânico, possibilita o uso tanto puro, quanto em bebidas e confeitaria — possibilidade de integrá-lo em smoothies, drinks, bolos, biscoitos, sorvetes e até mesmo chocolates é quase infinita!
Da planta Camellia Sinensis ao Matcha
As plantações de Camellia Sinensis destinadas à produção do Matcha recebem cuidados especiais, incluindo um período de cultivo à sombra antes da colheita — um dos aspectos mais importantes para garantir seu sabor e qualidade. Esse sombreamento estimula a planta a produzir mais clorofila e aminoácidos, especialmente a L-teanina, o que resulta em um sabor suave e umami característico, muito valorizado nos Matchas de alta qualidade. Além disso, essa técnica também favorece o aumento na produção de catequinas, especialmente a EGCG (epigalocatequina galato), um antioxidante poderoso associado a diversos benefícios à saúde. Vale lembrar, que também possui naturalmente a cafeína.
Outro aspecto fundamental na produção do Matcha é a moagem em equipamento de pedra. O processo é lento e meticuloso, o que garante que o pó resultante tenha uma textura ultrafina e uma cor verde vibrante, essencial para que o sabor não seja alterado e a qualidade permaneça alta.
Breve História do Chá e do Matcha: Da China ao Japão para o mundo
A origem do chá começa na antiga China, por volta de 2737 a.C., quando, segundo a lenda, o Imperador Shen Nong descobriu a bebida acidentalmente ao perceber que folhas caídas em sua água fervente criavam um líquido revigorante – essas folhas eram da planta hoje conhecida como Camellia Sinensis.
O chá se espalhou pela China, sendo muito utilizado por monges e estudantes budistas, em práticas meditativas.
Até os dias atuais, a China é reconhecida mundialmente como referência na produção e qualidade dos chás, sendo o único país a produzir os seis tipos tradicionais de chá — resultado de seu conhecimento milenar.
No entanto, foi durante a dinastia Song (960-1279 d.C.), que a prática de moer o chá em pó começou a se popularizar, dando origem ao, hoje conhecido, matcha. No século XII, foi levado ao Japão, por um monge chamado Eisai – o qual escreveu o livro “Kissa Yojoki” para promover a popularidade do chá e seus benefícios, especialmente para a meditação.
O matcha conquistou destaque também entre os samurais, que o utilizavam para estimular foco, concentração e clareza mental antes de suas batalhas.
Com o tempo, o matcha foi incorporado às tradicionais cerimônias do chá japonesas — o chanoyu — ganhando profundo valor espiritual e cultural, com influência da filosofia zen. Guiadas por mestres como Murata Jukō e Sen no Rikyū, essas cerimônias passaram a seguir os princípios da harmonia (wa), respeito (kei), pureza (sei) e tranquilidade (jaku).
É um fato, o matcha transcende fronteiras, sendo apreciado em todo o mundo por sua rica história, sabor marcante e benefícios à mente e ao corpo.
E como diz a milenar lenda do Shen Nong, “O chá extingue a sede, reduz a vontade de dormir, alegra e aviva o coração”. 💚
Clique aqui e confira tudo o que você precisa saber sobre os benefícios do Matcha!
Holom é uma marca brasileira de chás premium que valoriza o autocuidado e o bem-estar. Nossos blends são criados com ingredientes selecionados, inspirados em paisagens e sensações, para oferecer momentos únicos de pausa e conexão.