Tudo o que você precisa saber sobre os benefícios do Matcha

Cada vez mais pessoas ao redor do mundo estão escolhendo o Matcha para transformar sua rotina. E não é por acaso!


Com sua cor verde vibrante, sabor único e cremoso com toque umami, o matcha vai muito além de uma bebida bonita — ele é um verdadeiro ritual de autocuidado, cheio de benefícios para quem busca equilíbrio, saúde e qualidade de vida.


O famoso Matcha é um tipo especial de chá verde em pó, proveniente da planta Camellia sinensis. Ele se diferencia dos demais porque, ao consumi-lo, você ingere a folha inteira em pó ultrafino, absorvendo assim todos os nutrientes disponíveis.
 

Sua composição química pode ser influenciada por diversos fatores, como o método de cultivo, a época do ano, o clima, a idade da planta, a subespécie e o cultivar.

 

 

Veja os principais Bioativos e seus efeitos

Em resumo, os principais bioativos encontrados no matcha são: Catequinas, Cafeína, Ácidos fenólicos, L-Teanina, Clorofila, Vitamina C, Quercetina, Rutina
Confira abaixo, em resumo, os efeitos positivos na saúde desses bioativos:

 

Referência: SANTOS, J. F.; SILVA, M. P. O impacto do uso do matcha em diferentes parâmetros na saúde humana: revisão integrativa da literatura. ResearchGate, 2023. [Gráfico adaptado]

 

O consumo de chá verde tem sido associado a uma maior longevidade. Cada vez mais estão sendo estudados seus notáveis bioativos, como a Epigalocatequina-3-galato (EGCG) e a L-Teanina – os quais veremos mais adiante.

Mas atenção: para possuir as propriedades benéficas a saúde, o matcha deve ser de qualidade. Um dos indicativos de qualidade facilmente notáveis são: cor verde vibrante e frescor no aroma. Além disso, deve ser puro, orgânico e sem aditivos, com sabor umami e textura suave na boca, cultivado e produzido com todas as características do matcha. 

 

Microbioma Intestinal e Imunidade

Pesquisas emergentes sugerem que os antioxidantes (as catequinas) presentes no chá (camellia sinensis) podem agir como prebióticos, promovendo o crescimento de bactérias benéficas no intestino. Apoiando à saúde do microbioma intestinal, afetando positivamente a digestão e a função imunológica.

 

Ação antioxidante

O Matcha possui alta concentração em antioxidantes, especialmente catequinas, que ajudam a proteger o corpo contra os efeitos dos radicais livres.
Ao proteger as células contra os danos oxidativos, os antioxidantes contribuem para:

  • A prevenção do envelhecimento precoce das células e da pele;
  • A melhora da função imunológica;
  • A manutenção da saúde de forma geral.

Curiosidade: quando comparado a outros alimentos ricos em antioxidantes, o Matcha, especialmente o Cerimonial, se destaca de forma impressionante, em unidades ORAC – Oxygen Radical Absorbance Capacity (Capacidade de Absorção de Radicais de Oxigênio). Confira:

 

Referência: Journal of Agriculture and Food Chemistry, Lipophilic and Hydrophilic Antioxidant of Common Foods in the United States [nomenclatura dos dados com tradução livre].

 

Para efeitos de comparação com o café, um grama de matcha tem mais antioxidantes do que um grama de café:

 

 

EGCG: um polifenol poderoso

As catequinas são compostos polifenóicos (antioxidantes), em especial a EGCG (epigalocatequina-3-galato), as quais são abundantes no Matcha.
Elas têm sido amplamente estudadas e suas propriedades benéficas à saúde podem auxiliar nos objetivos de:

  • Ação antioxidante;
  • Ação antienvelhecimento celular;
  • Ação anti-inflamatória;
  • Gerenciamento do peso corporal (aumenta a oxidação de gordura em repouso: estimulação do metabolismo da gordura);
  • Favorecimento da desintoxicação hepática;
  • Função cardioprotetora;
  • Melhora dos níveis de colesterol total e LDL;
  • Ação antitumoral;
  • Função neuroprotetora.

Estudos mostram: o Matcha pode conter até 100 vezes mais EGCG do que chás verdes de qualidade inferior e pelo menos 3 vezes mais do que chás verdes em folhas de alta qualidade.

 

E o que é L-Teanina?

A L-Teanina (ou L-Theanine) é um aminoácido natural encontrado principalmente nas folhas da Camellia sinensis.
Sendo conhecida por promover relaxamento, reduzindo o estresse, a ansiedade antecipatória e a fome emocional.
Entre seus efeitos benéficos no estado mental, a L-Teanina está relacionada ao aumento dos níveis de:

  • Produção de GABA → neurotransmissor que acalma o sistema nervoso e favorece equilíbrio emocional, promove relaxamento e sensação de bem-estar.
  • Dopamina → ligada à motivação e aprendizado.
  • Serotonina → associada ao humor, prazer e felicidade.

Além disso:

  • Promove a atividade das ondas cerebrais alfa → associadas à calma, criatividade e foco.
  • Melhora do desempenho cognitivo e clareza mental.

 

L-Teanina e o Sabor Umami

Além de seus efeitos no organismo, a L-Teanina é responsável por influenciar o sabor do Matcha. Ela está diretamente relacionada ao umami, conhecido como o “quinto gosto” que sentimos na língua, caracterizado por notas suaves, encorpadas e levemente adocicadas.

É a L-Teanina que torna o Matcha menos amargo e mais harmonioso no paladar, proporcionando uma experiência gustativa profunda e equilibrada — um dos motivos que fazem do Matcha um chá tão especial, tanto do ponto de vista sensorial quanto funcional.

 

Por que o matcha é rico em L-Teanina?

O segredo está no cultivo.
Antes da colheita, as plantas de Matcha são protegidas da luz solar direta por algumas semanas. Esse processo aumenta naturalmente a produção de:

  • L-Teanina;
  • Clorofila (responsável pela cor verde vibrante).

 

O Matcha contém Cafeína?

Sim, o Matcha também contém cafeína, um estimulante natural presente também no café, no chá (Camellia Sinensis) e no chocolate. 
A cafeína atua bloqueando receptores de adenosina no cérebro, reduzindo a sensação de cansaço e aumentando o estado de alerta

 

Teor de cafeína

Sabe-se que o teor de cafeína pode variar de acordo com o produto. Em um estudo científico, os valores encontrados foram:

 

 

Ou seja, grama por grama, o Matcha pode ter mais cafeína que o próprio café. Mas, como o preparo é diferente, uma xícara de café coado geralmente acaba tendo mais cafeína que uma xícara de Matcha.

No entanto, a principal diferença do matcha está na combinação da cafeína com a L-Teanina!

 

Cafeína e L-Teanina: a dupla perfeita para foco e energia estável

Enquanto a cafeína estimula o sistema nervoso e aumenta o estado de alerta, a L-Teanina promove a atividade das ondas cerebrais alfa, relacionadas à calma, criatividade e concentração.
Quando combinadas, como acontece no chá verde e especialmente no matcha, a cafeína e a L-Teanina formam uma dupla poderosa com efeitos nootrópicos:

  • Energia estável e duradoura;
  • Foco mental e clareza;
  • Menos efeitos colaterais, como agitação e ansiedade.
  • Resultando em uma sensação de bem-estar e produtividade, sem os picos e quedas bruscas de energia típicos do café puro.

 

Consumir Matcha ajuda no emagrecimento?

Conforme pesquisa científica, o consumo do matcha auxilia na gestão do peso corporal, já que aumenta a oxidação de gordura em repouso, estimulando o metabolismo da gordura, aumentando o gasto energético.

 

Conclusão

Em resumo, os benefícios para a saúde estudados incluem ação super antioxidante, anti-inflamatória, energia estável, clareza mental, foco, pele saudável de dentro para fora, reforço na defesa imunológica, redução de estresse e ansiedade, redução na fome emocional, apoio ao controle de peso e estimulação do metabolismo.

Além de todos os benefícios para a saúde, ele é versátil, delicioso e prático! Pode ser usado em bebidas quente ou geladas, como lattes, smoothies, shots matinais e na culinária, em bolos, sobremesas ou onde a criatividade levar. 


Que tal dar esse passo para uma vida mais equilibrada?
Inclua o matcha na sua rotina diária e sinta a diferença.

 

 

Referências

  1. ResearchGate. (2023). O impacto do uso do matcha em diferentes parâmetros na saúde humana: Revisão integrativa da literatura. Disponível aqui.
  2. Florien. (2017). EPIGALOCATEQUINA GALATO. Disponível aqui.
  3. National Library of Medicine - PubMed Central. (2023). Therapeutic Effects of Green Tea Polyphenol (‒)-Epigallocatechin-3-Gallate (EGCG) in Relation to Molecular Pathways Controlling Inflammation, Oxidative Stress, and Apoptosis. Disponível aqui.
  4. National Library of Medicine - PubMed. (2014). Green tea catechins and blood pressure: a systematic review and meta-analysis of randomised controlled trials. Disponível aqui.
  5. National Geographic Brasil. (2025). Por que quem bebe chá vive mais, segundo os cientistas. Disponível aqui.
  6. ScienceDirect. (2025). L-theanine: From tea leaf to trending supplement – does the science match the hype for brain health and relaxation? Disponível aqui.
  7. Cleveland Clinic. (2023). Here’s What You Need To Know About L-Theanine. Disponível aqui.
  8. National Library of Medicine - PubMed Central. (2019). Effects of L-Theanine Administration on Stress-Related Symptoms and Cognitive Functions in Healthy Adults: A Randomized Controlled Trial. Disponível aqui.
  9. National Library of Medicine - PubMed Central. (2020). Health benefits of L-theanine and green tea. Disponível aqui.
Sobre a loja

Holom é uma marca brasileira de chás premium que valoriza o autocuidado e o bem-estar. Nossos blends são criados com ingredientes selecionados, inspirados em paisagens e sensações, para oferecer momentos únicos de pausa e conexão.

Pague com
  • Pix
Selos

Holom Ltda - CNPJ: 54.321.585/0001-70 © Todos os direitos reservados. 2025